sexta-feira, 15 de março de 2013

Gravidinhas Novinhas




Gravidez na adolescência... todo mundo conhece ou já viu uma.Uma prima, uma vizinha ou até mesmo quem ta lendo. Pra muitos esse assunto é um tabu. Quando uma adolescente engravida a primeira coisa que muitas famílias fazem é se mudar ou esconder a menina pra sempre. Mas isso é realmente necessário? Foi safadeza dela ou desconhecimento? A culpa é da família? É dela? É dele? É minha? Depende.
                O vídeo nos mostra o quanto é legal conversar esse assunto com os pais (ironia mode on). Imagine a cena : você chegar em casa e sua mãe te entregar um pacote de depilador e falar: "Pra você depilar os cabelos da perereca". Ou seu pai chegar e dizer: "Olha aqui filho, comprei altos filmes pornôs pra você. Eu sei que você tá naquela fase. Aproveita". Eu preferia ter nascido cego e surdo do que presenciar uma cena dessa. Muitos acham que o assunto SEXO tem que ser explorado dentro de casa, mas não é isso que acontece. Quantos de nós não descobrimos coisas na escola ou com os amigos? Muitos. E o papel da escola nisso? Ah um mistério.
                Muitos acham que o assunto tem que ser explorado na escola. Eu não discordo. A escola tem um papel fundamental na vida de qualquer ser humano. É a nossa segunda casa. A importância da Educação Sexual na escola tinha que ser essencial. Sempre que o assunto SEXO é (ou era na minha época) debatido, muitos alunos prestam extrema atenção. Até os engraçadinhos que dizem saber tudo, lá no fundo estavam prestando atenção. Hoje, eu aos 20 anos, conheço amigos que não sabem fazer a "tabelinha". Ou não sabem o período de ovulação da mulher. Se esse assunto fosse debatido sério na escola , e o assunto não fosse tratado com preconceito, muitos seriam os beneficiados.
                 E o governo? Ah! Aí a porra ficou séria. Tenho que admitir que não tem como o governo ter controle 100% do assunto. Uma alternativa que seria a obrigação do ensino de Educação Sexual na 8º série e 1º ano e a obrigatoriedade de uma consulta ao ginecologista no exercício da matrícula no Ensino Médio. Porque? O vídeo não foi o bastante hahaha! Apesar dessa mãe (do vídeo) ser super ~descolada~, como é que a filha vai chegar na mãe e pedir pra levar ao ginecologista por que já é sexualmente ativa e quer se prevenir? Isso poderia ser iniciativa da mãe, mas e o pai? E o preconceito de aceitar a "desafloração" da filha? Se a menina tiver acesso a esses métodos anticonceptivos, ela pode comprar escondido e evitar uma futura gravidez.
                Preconceito dos pais, desconhecimento dos filhos, assunto não comentado, pais achando que filhos são santos, a igreja condenando, enfim, sexo é uma realidade. Enquanto o assunto não deixar de ser um tabu ainda haverá muitos casos. E Ensino e/ou Educação Sexual é muito diferente de estimular o ato. Paizinho e mãezinha, seus filhos vão fazer sexo de qualquer jeito (se já não estão fazendo). Às vezes é difícil de aceitar, mas é melhor ter filhos sexualmente ativos e protegidos do que fingir que não ta vendo nada e ser avó/avô aos 35 anos.
- Lembrando que o assunto é sobre gravidez e não DST’s, por isso não foi citada a camisinha (e nem é sempre que dá tempo de colocar,se é que você me entende).


Por Luiz Herculano

Nenhum comentário:

Postar um comentário