sexta-feira, 29 de março de 2013

Devo e não nego. Talvez eu não pague nem quando puder!

É uma beleza gastar dinheiro. Gastar com roupas, calçados, comida, papel higiênico é tudo uma beleza. Tomar aquela cervejinha com os amigos na sexta-feira à noite. Inegável. Comprar suplementos da academia: obrigação. Comprar presente pra namorada pra aliviar um pouco a raiva do perdido que você deu nela no domingo: cura. O negócio é gastar, gastar e gastar! "Deixa pro mês que vem!" é a frase mais repetida do que "bom dia". Agora pagar é totalmente diferente.
Confesso que rola um pouco de hipocrisia da minha parte pra falar sobre esse assunto. Sim, sou brasileiro e meu cartão de crédito tá atrasado. Faculdade? Hahaha pago só na hora de renovar a matrícula. Ligação da loja de conveniência? Fala que eu não tô. O pedreiro veio cobrar o serviço que ele fez aqui em casa? Fala que eu to na casa do Chiquin, pra ele voltar amanhã. Infelizmente, essa é a vida de muitos brasileiros. E também é aí que a hipocrisia mora.
Eu particularmente culpo um pouco a educação. Precisamos muito de educação financeira. Muitos pais vivem endividados por também não terem acesso a esse tipo de educação e, querendo ou não, a gente acaba herdando. "Paga a conta de água que ta mais atrasada e depois a gente paga a de telefone". Nossa vida é assim. Tudo empurrado pela barriga. E não temos controle. Todo mês a gente promete se controlar mas não consegue.
Ah e eu falei de hipocrisia, e o quê que isso tem a ver? Tudo. Como é que a gente quer cobrar o compromisso do governo em suas promessas se nem a gente cumpre as nossas? Legal, né? É muito fácil cobrar algo de alguém. É sempre mais fácil. Primeiro a gente tem que fazer a nossa parte. Olhar pro nosso umbigo e depois apontar o umbigo torto dos outros.
Isso é só uma reflexão mesmo. Vamos honrar com os nossos compromissos. Tem uma frase muito legal que procuro pensar nela todos os dias: se você quer a organização do mundo, comece pelo seu quarto.
Se o mundo está esperando a organização do meu quarto pra começar a mudar, então é melhor vocês começarem a rezar.

Por Luiz Herculano

Nenhum comentário:

Postar um comentário