segunda-feira, 15 de abril de 2013

Felicidade de Pobre


Eu não sou pobre, mas sou de uma família humilde e também vim de uma comunidade humilde.  Até porque eu só considero pobre quem tira a comida do almoço pra comer na janta. Mas eu não estou reclamão da minha situação. Sou pobre financeiramente e particularmente. Mas sou feliz.
                De acordo com o Yahoo Respostas ser pobre é uma questão de espírito. Concordo. Mas ser pobre não é de um tanto ruim. É muito mais fácil se divertir na pobreza. Tudo é mais engraçado.  Até porque você já tá na merda mesmo e o que é um peido pra quem tá cagado?
Rico não sabe o que é diversão (claro que sabe). Eles nunca vão saber a delícia que é comer uma marmita recém esquentada. Nunca vão saber a delícia que é conseguir sentar no ônibus quando ele tá lotado. Ou então conseguir sentar na última cadeira vazia. Os churrascos no domingo? Cada um leva um pedaço de carne e uma caixinha de cerveja. Pegar as panelas da avó escondido pra comprar quebra-queixo. Juntar as latinhas do churrascão do domingo, vender e ganhar uns trocados. Juntar com mais alguém puto na fila do hospital e começar uma manifestação.  Tomar aquele banho de chuva ou aquele banho de mangueira naquele solzão de sábado. É comprar extrato de tomate e usar o copo. Também é ser sustentável: Coca cola? Só retornável. Guardar o óleo de fritar os ovos pra fazer sabão. Usar a água que lavou a roupa pra lavar a área. Juntar o resto de comida pra dar pro cachorro.
Não é que quem é rico não saiba se divertir, é porque pobre tem mais originalidade. Não é em balada que pobre se diverte. Claro que há preocupações maiores. Tem as dívidas. Sempre tem as dívidas. Mas ao invés de cortar os pulso, chorar o leite derramado, entrar em depressão, 0 pobre lasca um sorriso na boca e pensa: to fudido mesmo, vou é lavar minha louça.
               

POR LUIZ HERCULANO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário